Publicidade

 

 

...Curioso descobrir que segundo algumas noticias o Office 2010 starter da Microsoft, versão gratuita que vem ou virá incluído em computadores vendidos com o Windows, terá um senão que é trazer publicidade embutida no programa...

 

Segundo a mesma noticia, o uso de publicidade incluída em software deixará de ser uma praga para passar a ser algo bem visto pelo consumidor, já que a publicidade pagará «versões gratuitas» desses softwares...

 

(quem prefere o office 2010 starter com publicidade ao software gratuito, sem pub e completo OpenOffice realmente vive em outro planeta...)

 

 

Ora geralmente o software do Linux é completamente gratuito, inclui o código fonte para quem quiser, e nunca lhe vi publicidade, a não ser geralmente uma nota sobre o autor, o que é sempre interessante saber que foi o crânio.

 


 

Uma coisa que me irrita severamente é a publicidade nos sites da net, ora em flash ou imagens de cores berrantes para chamar a máxima atenção, geralmente sobre produtos de duvidosa qualidade. Nos anos 90 não havia cá pub nos sites ou se existia era apenas algum gif animado. Terrível! Ligações lentas de certeza que passam mais tempo a carregar a publicidade do que o conteúdo legitimo de uma qualquer página.

 

cookies são usadas por muitos dos sites para se apoderarem dos gostos e preferências dos internautas e dispor em seus ecrãs a publicidade mais relevante para cada tipo de pessoa.

 

Redes sociais usam e abusam da informação dos seus utilizadores para ganhar dinheiro, vendendo a informação a empresas.

 

É um mundo terrível onde se tenta fazer o máximo de publicidade tentando o máximo de lucro. A cabeça da internauta é que paga, já que tudo acaba por parecer absolutamente normal..

 

Para alem do Firefox necessário para aceder a sites com flash ou javascript como o youtube, facebook ou outros do género, muitas vezes uso um browser super ligeiro, que não tem cookies activadas, nem suporte a flash ou javascript chamado dillo para navegar calmamente, ver noticias ou páginas e downloads de interesse, já que a pub assim raramente aparece.

 

 

Não creio que muita gente aprecie o dillo devido a ser tão simples, mas para mim faz maravilhas!

 

 

O elinks, browser em modo texto para o terminal também é bom para conteúdos que sejam só texto, uso-o pelo menos nas minhas lentissímas ligações do PC a net através do telemóvel....

 

 

 

 

...falta-me dizer que informática significa «ciências da informação».

 

e publicidade não é nenhum tipo de informação.

 

O ideal de um motor da ciência de informação como o é a Internet, seria disponibilizar informação de conteúdos culturais, intelectuais e artísticos de todas as áreas e para todos, e não lixo electrónico, pub, produtos com copyright ou software pago.

 

Sempre foi esse o principio da Internet, disponibilizar e partilhar a informação.

 

E assim foi no ínicio, mas hoje em dia é um poço sem fundo.. de lixo..

 

 

 

Cheers

 

publicado por Adelino às 14:44 | favorito