Áudio gratuito legalmente??


Não 'saco' pirataria, e ao mesmo tempo não compro nada pela net, muito menos música.
Acho perfeitamente uma outra forma de escravidão todos os processos que são impostos aos compradores na compra de um CD musical ou nas lojas on-line tipo itunes e coisas tais.

Entre outras coisas, é estranho o tal DRM, como as músicas deixam de funcionar quando deixamos de ser clientes ou só corre naquele tal aparelho, que se eu quiser usar as músicas noutro já não funciona, não posso fazer cópias para arquivar nem nada.


Nos bons velhos tempos dos anos 80 ninguém me chateava quando gravava em cassete o programa lança-chamas que dava na rádio. Pirataria? não tenho a certeza, é a mesma coisa que gravar um programa de TV no VHS/gravador de DVD/box para ver mais tarde. Deixo esse tipo de dilemas para os intelectuais. O certo é que ninguém me pode acusar de nada se ouvir as minhas cassetes gravadas, afinal era uma difusão pública, digamos que ficou preservada para o futuro.

Hoje em dia com as rádios da net é possível fazer a mesma coisa, e dificilmente terá a ver com pirataria, já que estamos a ouvir a música, por que não grava-la no disco rígido para ouvir mais vezes depois?

No Linux o processo em modo gráfico é fácil.

 

A receita é simples:

 

Coloca-se a rádio a tocar e
configura-se o controlo de volume desabilitando toda a captura excepto a captura interna de áudio, no caso o dispositivo IEC958),

 

 

E depois usando um programa como o Audacity, basta apenas clicar no Rec para gravar o som que estamos a ouvir nas colunas do PC. Permitindo o mesmo programa editar tambem o ficheiro de acordo com a nossa vontade.

O processo por linha de comandos que uso é talvez mais prático (é preciso os programas mplayer e ffmpeg).

na consola, por exemplo para a rádio antena 2:

 

 

$ mplayer  mms://rdp.oninet.pt/antena2

 

para ouvirmos a rádio, e em outra consola:

 

 

$ mplayer  mms://rdp.oninet.pt/antena2 -ao pcm

 

para gravar o programa de rádio. O ficheiro gravado é o audiodump.wav

converter depois para mp3 ou ogg é simples::

 

 

$ ffmepg -i audiodump.wav audiodump.ogg

 

 

Existe um outro "truque" para da minha perpectiva ter acesso a música sem ser ilegal.

No youtube/metacafe/etc está disponivel todo o tipo de música fixe. Se está lá e muitas vezes vídeos oficiais das páginas geridas pelas proprias editoras das bandas é porque deve ser legalmente gratuito ouvir..

 

Flash video downloader

 

 

 

É porreiro usar o Firefox ou algum derivado Mozilla  No meu caso uso o Iceweasel no portátil.


Ir a "ferramentas" > "extras" (ou add-ons) e instalar o programa utilitário do firefox flash video downloader. existem muitos do estilo mas prefiro este porque não se limita ao youtube e é bastante prático.

 

 

Depois na página do vídeo do youtube que desejo clico apenas na setinha azul (marcada na imagem acima) e descarrego o vídeo para o meu computador (é facil, é tudo muito intuitivo). Após descarregar o video flv ou mp4 posso ve-lo normalmente, mas o vídeo não me interessa, preciso é da música para ouvir mais tarde no meu leitor de mp3.. Então na consola::

 

 

$ ffmpeg -ab 128k -i video_descarregado.flv musica.mp3

 

 

talvez funcione sem o k no áudio bitrate (-ab) neste caso da minha versão do ffmpeg no meu portátil nem por isso...

 

Para outras opções extra, consultar a página do manual do ffmpeg.

 

 

 

ok, ok, dá mais trabalho do que ir as redes de partilha mas isso é ilegal, e temos sempre a a consciencia tranquila quando ouvirmos os carolas da SPA/MAPiNET a falar sobre pirataria, podemos dizer:: "Eu não tenho nada a ver com isso!"



Cheers!




publicado por Adelino às 17:55 | favorito