Sobre jogos do DOS no Linux

A coisa mais incrível é que apesar de raramente jogar jogos(tirando lá meia hora por semana no Eternal Lands), acabo sempre por voltar a falar deles..

A verdade é que sou um saudosista e agrada-me imenso tudo o que seja jogos antigos, das máquinas de arcade, dos velhos computadores e do MS-Dos. Devo dizer que não sou grande adepto dos jogos modernos 3D, acho que perderam toda a magia, e prefiro sem dúvida  tudo o que seja 2D, como shoot'em ups e beat'em ups da velha guarda, e até mesmo alguns jogos de plataformas, tudo cheio de belos sprites animados e música de 8 bits. Fui mesmo um grande viciado!




Versão do Outrun para DOS (1989) a correr no DosBox:

 

 

Sobre jogos do DOS no Linux:

 

A maneira mais fácil é sem dúvida instalar o pacote dosbox do repositório. A única coisa que é preciso fazer é montar a pasta dos jogos como C e começar a jogar. para isso basta na janela do DosBox por exemplo:

z:\> mount c: /home/lino/jogos

z:\> c:

Os comandos dir e cd também podem dar uma boa ajuda!

Porreiro para jogar joguitos do DOS.

Mas o programa DosBox é um bocado lento no meu portátil pentium III, pelo que para jogos mais pesados não têm um bom desempenho. o virtualbox tambem não corre bem pelo mesmo motivo.

A minha sorte é que existe um sistema operativo open-source que pretende ser uma alternativa livre ao MS-Dos e outros DOS, chamado FreeDos e existe tambem um emulador chamado Qemu no repositório da minha distro. Ora 1+1...

Neste Link está a explicação toda de como proceder para a instalação do FreeDos no Linux usando o Qemu, fácil e prático.

 

Proibido deitar jogos antigos fora!

 

 

Para quem já não tem os jogos nas suas disquetes ou não tem drive de disquete no portátil como eu, uma rápida pesquisa no google por abandonware pode dar bons resultados! E considero a partilha de jogos antigos do DOS que já ninguém vende, tão ilegal como partilhar jogos do ZX Spectrum hoje em dia..



Cheers!

publicado por Adelino às 08:01 | favorito