Staples...

 

Decididamente as coisas já não são o que eram.. muito menos a compra de alguma engenhoca electrónica.

Decidi que estava na altura de reformar o meu velho portátil com cerca de 10 anos de actividade continua.

Ainda funciona, apenas com o leitor de DVD avariado, pelo que achei que estava na altura de o guardar para o futuro, daqui a mais uns 10 anos será uma relíquia, e se na altura estiver a funcionar, melhor.

..e optei por comprar um novo, um daqueles netbooks baratos que parecem um brinquedo, neste caso.o acer aspire one.

Na falta de loja melhor aqui perto, optei por ir ao staples de Sintra, ..sim eu sei.. staples! depressa me deparei com a angustia!

Chegando lá e escolhendo o bicho, a verdade é que os empregados da staples de sintra fogem dos clientes a sete pés, nunca ei-de perceber porque, mas constatei tal facto na primeira pessoa, não sei, talvez com medo de perguntas ou algo parecido..

após uma longa espera por alguém que nos atendesse, a minha mulher precisou de ir à casa de banho, pela resposta parece que na staples só se pode ir a casa de banho acompanhado de um empregado!!!!!

 

pouco depois lá apareceu um para nos atender com o computador, sem duvida contratado nas férias da escola ou algo parecido.

Explicou muito atrapalhado que não sabia bem se tinha o acer, os portáteis em armazém para venda estavam todos fora da caixa (o que assim pelos vistos teriam perdido a garantia, já que as caixas teriam os selos quebrados), poderiam ter sido mudados ou então talvez não.

Explicação confusa do empregado, o que me deixou a mim e à minha mulher a pensar se o rapaz andava a dar nos copos logo de manhã - e depois sou eu que bebo cerveja....

pelo vistos é apenas mais um funcionário mal pago que não quer saber de nada e esta-se nas tintas. Perguntei-lhe se a staples queria vender computadores ou não, pelo que a resposta foi afirmativa, mas aquilo já não me estava a cheirar bem.

- Então vê lá se têm um dentro da caixa - dissemos.

E passaram 10 e 15 e 20 minutos e finalmente quando o empregado voltou disse que tinha um, mas fora da caixa, - mas não se preocupem que os selos do plástico ainda estão fechados - referiu com um sorriso malandro.

 

É simples quando começarem a pagar melhor aos empregados e eles até gostarem de trabalhar lá!

 

 

 

A minha mulher farta daquilo disse para o rapaz trazer então esse tal portátil, e assim que o miúdo entrou no armazém da loja para o ir buscar pisgamo-nos dali para fora!

A minha primeira tentativa de comprar um computador desde à muitos anos fracassou. Porra! É assim tão difícil comprar um?

Na falta de coisa melhor fomos depois ao staples de cascais...

Andamos lá a ver os netbooks e tal..

Constatei que existiam 3 netbooks exactamente iguais nas características de hardware, mas todos eles com preços diferentes. Porque seria?

Uma olhadela mais atenta revelou afinal que a diferença era o sistema operativo, windows pois claro! um vinha com o vista starter, outro com o XP serviçe pack 3 e o mais barato com o XP home edition.

Perguntei ao empregado se tinham computadores sem sistema operativo e lógico a resposta.. não.. é um belo truque obrigar uma pessoa a pagar pelo SO mesmo que não o queira. Ainda me pergunto se tal negócio não será ilegal..

Bem, pelo menos no staples cascais não me disseram que as máquinas estavam fora da caixa ou coisa parecida, o empregado limitou-se a ser profissional e a trazer-me o que lhe pedi.

trouxe o mais barato, o que continha o windows XP Home edition.

Chegando a casa liguei a máquina e vi se estava tudo certo.

Penso que existe uma maneira de ter o dinheiro do SO devolvido, já que na primeiro arranque o windows perguntou-me se eu aceitava a licença.
Bastava ter respondido "não" e voltava a loja. como já tinha pago o computador e não poderia usar o windows teriam que me devolver o dinheiro do SO. mas isso ia dar muita confusão e anos de espera em tribunais, etc. Ninguem tem tempo, dinheiro ou paciencia para isso. É preferível pagar.. e a microsoft a ganhar.. mais uma venda para as estatísticas!

aceitei a licenca do windows e após me certificar que estava tudo ok no hardware, fiz um reboot liguei-lhe o leitor de dvd externo e ala a instalar o Linux Caixa Mágica.

Apagar o disco todo? obrigado, concerteza! A garantia da máquina não tem nada a ver com o sistema operativo, só inclui o hardware.

 

 

Pequenino sim, mas com um grande potencial!

 

 

o acer aspire one é porreiro, e corre lindamente o Linux. detectou-me tudo out of the box, até a câmara incorporada, funciona rápido e agora escrevo o meu blog, entre outras actividades num briquedo com 160 gb de disco e dá até para jogar o meu favorito Eternal Lands com um desempenho bastante razoável.

É na verdade um mini-portátil muito fixe, do tamanho de um livro que se leva facilmente e sem dar nas vistas numa bolsa, mas a maquineta possui um grande potencial pelo que já vi e experimentei

Mas a verdade é que é uma aventura comprar um computador hoje em dia, mesmo sabendo o que se quer.

Imagino se fosse um cliente que não sabia bem o que pretendia, impigiam-me logo o mais caro dizendo que era realmente o que eu precisava...

 

Do atedimento na staples nem se fala... é uma tristeza!

publicado por Adelino às 05:09 | favorito